quinta-feira, 19 de agosto de 2010

InFamous 2

A Sony sempre conseguiu brindar os possuidores das suas consolas com novos IPs, isto num curto espaço de tempo. É reconhecida como tal, e embora uns melhores que outros, o certo é que quase todos têm relativo sucesso a nível da crítica e vendas. inFamous foi a novidade do ano passado, proveniente de um acordo com a Sucker Punch, eles próprios com cartas dadas em outro exclusivo PlayStation, a série Sly Cooper.

inFamous foi uma aposta da Sony no início de 2009, obtendo considerável sucesso a nível da crítica, recebendo na altura um 9/10. Os factores onde se destacou foram no livre acesso a todas as zonas da cidade e ilhas, bem como nas escolhas do bem e mal, influenciando o próprio protagonista, Cole. A principal arma do nosso super-herói é o poder da electricidade, pois é capaz de manipular a electricidade a seu favor, desde ficar suspenso por momentos em pleno voo, bem como arremessar grande quantidade de electricidade.


inFamous 2 foi anunciado antes da E3 deste ano, mas tive o privilégio de poder ver o jogo no seu estado actual, a uns 40 a 50% de produção. Onde o novo jogo se destaca de forma imediata, é a ligeira mudança dos visuais, bem como da imagem de Cole. A Suker Punch afirma que é o mesmo herói, mas que está diferente, como qualquer um de nós com o passar do tempo. A diferença mais notória é a presença de cabelo (cole tinha o cabelo rapado), bem como na forma de andar. Segredando em entrevista concedida à Eurogamer, a ausência de cabelo no primeiro Cole foi por acharem que não seriam capazes de renderizar o cabelo. Para além disso, e embora a Sucker Punch afirme tratar-se de circunstâncias do novo clima, o certo é que Cole está mais "Bonito", mais parecido com os super-heróis machos e esbeltos da actualidade. Também foi dito que algo ainda poderá mudar. Será devido às "críticas" sobre o novo estilo?

É inevitável comparar este segundo jogo com Uncharted 2: Among Thieves. Aliás, essa foi uma das questões que levantei, pois embora isso fosse notório, queria saber a "verdade" se realmente houve inspiração em Uncharted 2: Among Thieves. A resposta foi afirmativa, que houve realmente inspiração no jogo, principalmente das franquias directas da Sony. Isso é visível nas cut-scenes mais espectaculares, havendo uma aparente cópia directa de Uncharted 2, quando Drake foge de um camião por uma rua. Copiar o que é bom, nunca foi um erro, aliás é um bom elogio. A equipa não quer deixar de lado também a influência que os filmes de super-heróis tiveram no jogo. Tentaram buscar os melhores elementos desses filmes, que têm subido de extrema qualidade na última década. Como por exemplo Batman - O cavaleiro das trevas

Também sente-se que a Sony "deposita" maior confiança na Sucker Punch. O primeiro jogo foi quase como um teste à sua capacidade de produção, e para este a equipa de produção comenta que houve realmente uma ajuda maior dentro da Sony, principalmente poderem estar "inseridos" no circulo de outras empresas-estúdios associados, nomeadamente nas capturas de movimentos dos actores. A esse respeito a mudança da voz de Cole foi devido a essa melhoria. Agora quem dá a voz na versão inglesa é o actor Eric Ladin, da série Generation Kill, que participou na captura de movimentos e voz ao mesmo tempo, conferindo um realismo bem maior que o anterior.

A preocupação da equipa de produção era tornar o segundo jogo numa experiência maior e melhor, e não apenas reutilizar o que de bom teve o primeiro jogo. É assim um jogo mais evoluído, mais de acordo com os padrões actuais. Pelo menos é assim que a equipa o quer apresentar. Esta segunda incursão é um seguimento directo do jogo anterior. Cole está agora em New Marais, uma cidade do sul inspirada em Nova Orleães. Mas não é uma recriação fiel da cidade, mas antes foi usada como base na concepção. Quem conhecer a cidade talvez consiga associar coisas à realidade, mas não passa disso. Cole tem agora um novo inimigo, o "The Beast" e embora tenha fugido de Empire City, na demo apresentada, mostra claramente que o bicho mau sabe bem onde Cole se encontra.

inFamous 2 parece ser um jogo mais virado para a acção e história, que o seu anterior. Embora ainda seja um jogo dentro de um mundo aberto, a ênfase está virada para os combates, principalmente aqueles que obrigarão Cole a elevar a fasquia dos seus poderes. Os combate directos têm agora um maior importância e estilo, virado para o "espectáculo". Houve verdadeiras mudanças nesse aspecto. O uso de objectos, ou armas associadas, como o "Amp" apresentado na demo, serão um elemento novo no jogo. Zeke, o companheiro de Cole, é agora mais activo e ajudará a construir outras armas-objectos. Haverá também mais cut-scenes a usar o motor de jogo, criando uma maior associação com o jogo e personagens.

A demo que foi mostrada, onde até foi possível jogar, tinha um início rápido, onde Cole e Zeke estavam juntos com uma multidão numa manifestação anti-mutantes. Existe um movimento que quer manter a humanidade pura, sem qualquer alterações genéticas. A manifestação era na zona Francesa da cidade, por isso estavam presentes, quer no tipo de casas, bem como decoração, elementos franceses. Aparecem então mutantes para estragar a festa, e o orador foge na sua limusina. Cole demonstra as suas novas capacidade de luta corpo a corpo, bem como a nova agilidade em saltar de fio em fio eléctrico, bem como poder deslizar rapidamente pelos fios, agora de forma automática. Quando consegue alcançar a limusina, Cole entra em confronto directo com um helicóptero, que dá oportunidade de vermos um fantástico poder, onde Cole cria um tornado, destruindo tudo à sua volta, bem como o Helicóptero. A demo termina com a chegada do suposto "The Beast".

Em termos gráficos, o jogo parece ter perdido aquele ar cartoon, embora as cut-scenes estáticas mantenham o mesmo estilo. O jogo está bastante mais polido, mais "real" e com muito mais acção e coisas na cidade. Existe agora maior diversidade de peões, e automóveis. Também os sistema de partículas, e efeitos de luz está melhorado. Estão prometidos diferentes ambientes dentro de New Marais, como a ida aos esgotos, pântanos, cemitérios e até às favelas da cidade.

Embora seja um novo jogo, muitas coisas do anterior estão presentes, nem seria de esperar que tal não acontecesse. Temos novamente o Parkour eléctrico, como a Sucker Punch lhe chama, as missões alternativas, os upgrades, bem como o muito badalado Karma, do bem e do mal. As nossas acções terão agora ainda maior impacto, embora isso possa não se perceber no desenrolar do jogo. Ou seja, se jogarmos novamente muita coisa será diferente. Podemos assim optar por seremos um vilão ou um herói. Os finais levarão em conta a nossa forma de jogar.

inFamous 2 parece prometer imenso. Ainda falta cerca de um ano de produção e o estado actual é já fantástico. Tudo está melhorado. A destruição dos edifícios, os combos na luta, os poderes, os ambientes, as cut-scenes com gráficos do jogo bastante melhorados. Algo que foi deixado no ar, e que o trailer apresenta isso, é que Cole terá mais poderes directos. Nomeadamente o controlo do gelo. Por explicar, ou melhor foi escondido, ficou a questão sobre como apanhar estes novos poderes. Mas a Suker Punch afirma que terão mais surpresas. Ficámos ansiosos por saber.

Sem comentários:

Enviar um comentário